Alinhador invisível: como funciona, para quem é indicado e quais as vantagens?

  • Home
  • Blog
  • Alinhador invisível: como funciona, para quem é indicado e quais as vantagens?
Alinhador invisível: como funciona, para quem é indicado e quais as vantagens?

Muitas vezes, os aparelhos convencionais causam grande desconforto e afetam a estética e autoestima do paciente. No entanto, o “sorriso metalizado” ficou no passado. O alinhador invisível é a alternativa mais discreta e eficiente para tratar diferentes tipos de desalinhamento dos dentes e da mordida.

Então, é possível que fique com um sorriso alinhado, mas sem chamar muita atenção e sem a necessidade de utilizar as temidas borrachinhas que causam dores. A seguir, entenda do que se trata esse tipo de aparelho e quais são os benefícios. Saiba mais!

Como funciona o alinhador invisível?

O aparelho invisível utiliza placas de plástico para movimentar os dentes, corrigindo assim a sua mordida e os dentes tortos. Ele é projetado de maneira flexível para que possa fazer força na sua arcada e deixá-la na posição adequada.

Ao contrário dos aparelhos convencionais, o alinhador invisível pode ser removido tanto para limpezas e manutenções quanto para a troca dos aparelhos no intuito de acompanhar a movimentação dos seus dentes

Além disso, ele é desenvolvimento seguindo o modelo da sua arcada e dentes, para garantir o encaixe perfeito.

Quais são as vantagens do aparelho transparente?

As vantagens do alinhador invisível ultrapassam a estética. A tecnologia utilizada promove benefícios que fazem toda a diferença nos resultados do tratamento. Confira os principais.

Não afeta a estética nem autoestima

O medo de ficar com o aparelho aparente é a primeira preocupação de quem precisa alinhar os dentes ou a mordida. Esse modelo de alinhador é transparente e praticamente imperceptível aos olhos.

Por isso, você não sentirá desconforto estético nem mesmo a sensação de que estão todos olhando para os seus dentes. O conforto com a aparência e autoestima sempre deve ser levado em consideração nos tratamentos, pois é isso que garantirá a sua confiança no dia a dia e para que tenha paciência de aguardar o tempo necessário da correção dos desalinhamentos.

Pode ser removido

Outra queixa comum dos pacientes que utilizam aparelho é o desconforto durante na alimentação. Alimentos que ficam presos no alinhador, quebra de peças em razão de alimentos duros e dificuldades de mastigação são algumas das causas.

Nesse sentido, os aparelhos transparentes também são mais vantajosos, pois podem ser removidos pelo próprio paciente sempre que sentir necessidade. Durante as refeições, por exemplo, você pode tirá-lo e se alimentar normalmente. Depois, é só fazer a limpeza bucal e colocar o alinhador novamente.

Entretanto, tome cuidado para remover o seu aparelho somente quando necessário, como no caso da alimentação, assim não corre o risco de passar muito tempo sem ele e afetar o tratamento.

Mais conforto

Esse tipo de aparelho tem espessura bem fina e é projetado seguindo o molde da sua boca. Por isso, ele não causa dores, feridas, volume nem desconforto a durante sua utilização.

Fácil higienização

Os alinhadores invisíveis são de fácil higienização tanto dos seus dentes quanto do aparelho, já que não têm braquetes fixos. Essa fácil limpeza evita o aparecimento de cáries e doenças periodontais.

Melhor percepção do tratamento

A transparência e fácil remoção desse modelo de aparelho permite que o profissional dentista tenha melhor visualização do tratamento, pois não há peças fixas impedindo a avaliação. Então, o acompanhamento da evolução será mais eficiente.

Para quem é indicado?

O alinhador invisível pode ser usado por pacientes em todas as idades (crianças, adolescentes, adultos e idoso) que precisam corrigir problemas de má-oclusão, dentes tortos, encavalados, espaçados ou desalinhados e mordidas inadequadas.

Entretanto, a escolha do modelo e uso do aparelho transparente deve ser precedida de uma avaliação com o seu ortodontista de confiança, pois é preciso estudar qual o melhor encaixe, suas necessidades, hábitos e condições.

E o tempo de tratamento com o alinhador?

O período de uso dos aparelhos alinhadores varia muito conforme a condição dos seus dentes, dos seus cuidados e da sua adaptação. Há casos que levam apenas seis meses para a correção, já outros se estendem por quatro anos. Sendo assim, é preciso avaliar cada caso separadamente.

Quais as diferenças entre alinhador invisível e aparelho transparente fixo?

O aparelho transparente fixo tem os bráquetes transparentes, normalmente desenvolvidos em safira, por isso conseguem manter as peças camufladas e mais discretos que os de metal. Porém, assim como os convencionais, ele é fixo, portanto, não pode ser retirado, somente em consultas de manutenção e com ferramentas utilizadas pelo seu dentista.

Quais são os cuidados e manutenções com o alinhador invisível?

Apesar da fácil adaptação e limpeza, os aparelhos invisíveis também precisam passar pelas manutenções de um ortodontista. Cada organismo e tecido de paciente reage de uma maneira, então as consultas serão marcadas conforme o andamento do seu tratamento.

Além disso, os resultados também dependem dos cuidados que você toma no dia a dia. Então, nunca tome bebidas escuras ou com muitos corantes (chás, cafés, refrigerantes etc.), pois isso pode manchar o seu aparelho. Sempre coloque na caixa apropriada quando for comer e mantenha a correta higienização, para que placas bacterianas e cáries não acumulem.

Quais são as melhores marcas do mercado?

Em termos de melhores resultados e tecnologias destacamos o Invisalign e o Esthetic Aligner. Os alinhadores Invisalign prometem resultados em até 50% menos tempo, pois utilizam materiais de última geração em seus aparelhos. Os casos tratáveis são:

  • diastema;
  • dentes apinhados;
  • sobremordida;
  • prognatismo;
  • mordida aberta.

Para o tratamento, o ortodontista utiliza um sistema digitalizado para avaliar e planejar o seu novo sorriso, após isso serão feitos os moldes para o seu aparelho invisível.

Já o Esthetic Aligner utiliza tecnologia 3D para produzir os alinhadores, assim é possível conseguir o encaixe perfeito. Depois, os moldes em acetato são fabricadas em um equipamento de origem alemã, para que todo o tratamento seja rápido e indolor, mesmo nos casos mais severos.

A odontologia vem passando por inúmeras modernizações, inclusive no que se diz respeito à tecnologia. Um exemplo disso é o alinhador invisível, que o faz dar adeus aos braquetes metálicos e dolorosos que fazem parte da rotina de quem precisa alinhar os dentes.

Ficou interessando em alinhar os dentes de maneira discreta? Entre em contato conosco da Ortoface e faça já a sua avaliação com Invisalign ou Esthetic Aligner!

Entre em contato